O lado negro da Internet
No capitulo 3, de “Eis os Delirios do Mundo Conectado” nos apresenta o "lado negro" da evolução tecnológica especificamente quando nos mostra uma família que recebeu imagens e mensagens fortes após perder uma filha em um acidente de carro.
Caso semelhante repercutiu
no Brasil em 2015, quando fotografias do cantor sertanejo Cristiano Araujo,
morto em um acidente de carro, foram divulgadas em várias redes sociais por funcionários
de onde o corpo estava sendo preparado para o velório.
A internet cria um espaço
infinito para circulação de ideias com diversas pessoas do mundo. Segundo
Campos (2015) a questão é como lidar com a ideia da Internet como uma terra sem
lei, onde retrata diversos abusos quando o tema é a dignidade humana e o
respeito à honra e à imagem das pessoas?
Referências:
BORGES,Fernanda. Juiz extingue 1ª ação contra imagens do corpo de Cristiano Araújo na web. GLOBO. 2016. Disponivel em: <http://g1.globo.com/goias/noticia/2016/06/juiz-extingue-1-acao-por-imagens-do-corpo-de-cristiano-araujo-na-web.html>. Acesso em: 05 abr. 2019
CAMPOS,
Elisianne. Esquecer é preciso .Ejo
European Journalism Observatory, 2015. Disponivel em: <https://pt.ejo.ch/jornalismo/etica-e-deontologia/esquecer-e-preciso>.
Acesso em: 05 abr. 2019
Nomes: Alice Lana, Iolanda Nogueira, Karine Luiza, Natalia Valentim e Pollyane Cristina
A internet tem facilitado a vida das pessoas de enormes formas e jeitos. Perpassando pela ciência, tecnologia e diminuição das fronteiras entre as pessoas.
ResponderExcluirAssim como o filme citado acima, há vários vídeos que relatada como a evolução tecnológica esta nos dias atuais. Bix Tecnologia relata que no filme Banking on Bitcoin (dirigido por Christopher Cannucciari em 2016), como “o avanço tecnológico gera mudanças em todas as instâncias do mercado e em nossas vidas, e o âmbito financeiro não é exceção. No documentário a seguir, economistas, colunistas financeiros, desenvolvedores e entusiastas do bitcoin explicam como a moeda nasceu. A criptomoeda é hoje uma das formas mais propagadas na internet para fazer dinheiro e faturar. O mesmo mostra a explora os problemas enfrentados pela indústria do bitcoin, como escândalos e fraudes e a economia digital está se moldando. ”
Autor: Cibernéticos
Link documentário: http://blog.brasilacademico.com/2017/10/documentario-sobre-bitcoin-conta.html
Referencias:
https://www.bixtecnologia.com.br/home/index.php/5133/10-filmes-para-refletir-sobre-ciencia-e-tecnologia-na-atualidade/
O que é certo ou errado no uso da internet?
ResponderExcluirDe forma muito simples, ética trata da forma como as pessoas se relacionam.
E a internet é mais uma forma desse relacionamento ocorrer.
Há pessoas que não fazem diretamente certos comentários, mas têm coragem de postar ofensas e agressões nas redes sociais.
A sensação de anonimato e de invisibilidade no uso da internet é falsa, pois por meio do IP (PROTOCOLO DE INTERNET) é possível se descobrir de que máquina uma determinada ofensa foi publicada. Os especialistas reconhecem que isso dá trabalho, mas que é possível se chegar ao local de onde houve a publicação.
O mundo virtual não é um mundo sem lei como alguns podem pensar. Há a Lei que trata das interceptações de comunicações em sistemas de telefonia, informática e telemática.
No campo ético, o mais importante é não fazer com as outras pessoas o que não gostaríamos que fizessem conosco.
Às vezes um comentário pode parecer inocente, mas pode macular a honra de outra pessoa. E isso pode trazer consequencias danosas de difícil reparação posterior.
Referencia: https://eticaegestao.ifsc.edu.br/ideias-e-reflexoes/etica-no-uso-da-internet/
Grupo: Alysson Gabriel – Carolina Andrade – Felipe Christophe – Ludmilla Alvarenga – Lucas Dionísio – Wendel Rafael
Alunos: Bruno, Cristian, Ivie, Lais, Leandra e Vinícius.
ResponderExcluirA modernização e utilização da internet não para de crescer, pois ela agrada aos mais diferentes usuários, desde os que buscam notícias, fofocas, comércio de produtos, jogos, brincadeiras, livros, conectividade e as redes sociais; e até criminosos, que tentam ganhar dinheiro roubando os usuários mais distraídos e desenformados, seja através de roubos de senha, sequestro digital, pornografia, chantagens e até pela violência psicológica como o cyberbullying.
A internet modernizou as formas de ensino, aproximou as pessoas e as regiões, mas também abriu as portas para os criminosos praticarem crimes virtuais; além de aliciarem jovens para ceitas criminosas, que espalham a violência e a morte pelo planeta, em nome de uma religião.
Na sociedade competitiva, que menospreza a moral e valoriza a vaidade, alguns indivíduos que se sentem perdedores, a sofrerem a dor da invisibilidade, do anonimato, acabam por negar o outro, o próximo, cometem crimes e, em seguida, suicidam-se.
Referência : https://jus.com.br/artigos/67775/justica-o-lado-moral-da-internet-parte-ix-etica