Capítulo IV - Vida sem rede


A necessidade da comunicação online na era atual é tamanha que no geral estamos conectados o tempo todo, seja por motivo profissional ou social, o meio online está sempre se apresentando em nosso cotidiano, em diversas situações é difícil saber quando desligar o mundo off-line e dedicar toda a atenção no mundo real.

Em casos extremos estes hábitos se tornam essências na rotina, e atrapalham a vida do usuário como nos mostra “Eis os delírios do mundo conectado” e Oliveto diz “De acordo com psiquiatras e psicólogos que debateram o tema no congresso anual da Associação Brasileira de Psiquiatria, em Brasília, um agravante é que, diferentemente de álcool e drogas, esse ainda é um campo desconhecido.” É uma doença nova, provinda da internet, mas que nem sempre está sozinha, muitas das vezes outras doenças como “são depressão, ansiedade, pânico e transtorno obsessivo-compulsivo” encontram na internet uma forma de escape e assim se tornando um vício, mas isto não torna a internet uma vilã, a internet é um novo meio, é preciso aprender a lidar com ela e para isso amparar e entender esta nova doença e como devemos nos portar com a tecnologia para que ela não se torne um problema em nossas vidas.
Alunos: Bruno, Christian, Ivie, Laiz, Leandra e Vinícius
Referência:
OLIVETO, Paloma. "Vício em internet e eletrônicos pode ser tão forte quanto a dependência química." 23 de nov. de 2014. < Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2014/10/23/interna_tecnologia,582417/vicio-em-internet-e-eletronicos-pode-ser-tao-forte-quanto-a-dependencia-quimica.shtml > "Acesso em: 30 de abril de 2019".

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  3. Em 2018 a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou, pela primeira vez, o vício em videogame como uma condição de saúde mental na atualização de sua classificação internacional de doenças.

    De acordo com a OMS “Para o transtorno de videogame ser diagnosticado, o padrão de comportamento deve ser de severidade suficiente para resultar em prejuízo significativo nas áreas pessoal, familiar, social, educacional, ocupacional ou outras áreas importantes, tornando-se evidente por pelo menos 12 meses”.

    O programa Domingo Espetacular da rede record exibiu uma reportagem sobre o vício em vídeo game, mostrando as consequências dessa dependência.

    Link da reportagem: https://www.youtube.com/watch?v=2GS9dK5kLFM

    Autor: Cibernéticos

    Referências

    OMS inclui vício em videogame em classificação internacional de doenças.Disponível em: . Acesso em 14 de maio de 2019.

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