Inteligência Artificial


Inteligência Artificial

De acordo com o site Blog Brasil a inteligência Artificial (AI) “é uma área da ciência da computação que visa produzir dispositivos que simulam a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas.’’
Segundo o site Instituto de Engenharia,
As ideias relacionadas com inteligência artificial são de bem antes do surgimento da tecnologia que tornou isso possível. O ser humano sempre quis uma máquina que fizesse o trabalho de agir e pensar que nem ele, e estudos de várias áreas começaram a ir por esse caminho especificamente durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 1943, Warren McCulloch e Walter Pitts apresentam um artigo que fala pela primeira vez de redes neurais, estruturas de raciocínio artificiais em forma de modelo matemático que imitam o nosso sistema nervoso.
                                                                                                                                                                                                                                              
Claude Shannon durante uma exibição da IA capaz de jogar xadrez.
Outro artigo importante da época é o trabalho de Claude Shannon em 1950 sobre como programar uma máquina para jogar xadrez com cálculos de posição simples, mas eficientes.




Alunas: Alice, Iolanda, Karine, Natalia e Pollyane

Referência:
Blog Brasil. Quais os impactos da inteligência artificial na educação?. Disponível em:<https://blogbrasil.westcon.com/quais-os-impactos-da-inteligencia-artificial-na-educaca>. Acesso em: 06 de jun. de 2019.
Instituto de Engenharia. A história da inteligência artificial. Disponível em:<https://www.institutodeengenharia.org.br/site/2018/10/29/a-historia-da-inteligencia-artificial/>. Acesso em: 06 de jun. de 2019.

Comentários

  1. A ideia de uma inteligência não humana que pensasse por si própria, realmente é antiga. Existem relatos de que Aristóteles, professor de Alexandre, o Grande, rei da Macedônia (na Grécia Antiga), pensava em como livrar o escravo dos seus afazeres.
    Segundo o professor João Fernando Marar, especialista em Inteligência Artificial “O escravo era tratado como um nada no aspecto social. Ele imaginava o seguinte: será que um objeto como uma vassoura, ou seja, um elemento que faz a limpeza, pode ter vontade própria e estabelecer o sistema de arrumação? Dessa forma, não precisaríamos mais da mão de obra escrava”, explica o professor. “Esses caras viam que não era legal ter esse domínio e sacrifício de outro ser humano. Ele inventou a robótica em 300 a.C!”, completa.
    Por muito tempo esse tipo de solução foi tida como impossível, mas atualmente é comum não nos assustarmos com as inovações diárias que estamos expostos.

    Autor: Cibernéticos

    Fonte:
    Tecnoblog. A inteligência artificial é mais antiga do que você imagina. Disponível em:< https://ciberculturaunileste2019.blogspot.com/2019/06/inteligenciaartificial-deacordo-com-o_42.html>. Acesso em: 09 de jun. de 2019.

    ResponderExcluir

Postar um comentário