REFÉNS DA MODERNIDADE


A Internet das Coisas está transformando nossa relação com a tecnologia, mudando o modo como interagimos com o mundo e, principalmente, o modo como o mundo interage conosco, suas possibilidades são inúmeras.

É um conceito capaz de mudar não só como nós vivemos, mas também como trabalhamos. Hoje faz parte na nossa realidade os smartphones conectados com relógios, computadores, TVs, carros, sistemas de segurança e qualquer outro aparelho que tenha um sistema operacional compatível. Tudo isso para nos trazer conforto.

Andy Stanford-Clark, engenheiro na IBM, é um dos idealizadores da Internet das Coisas. Ele diz que nós humanos sempre fomos adeptos a colocar nossa mente e habilidades nos objetos que usamos, quase que como uma extensão da nossa consciência. 

A cada dia que passa somos dependentes reféns da modernidade, onde boa parte da nossa rotina de trabalho, lazer e estudos, são dependentes da internet e de algum aparelho eletrônico. Por exemplo: já parou para pensar se como seria seu dia sem telefone, computador, internet ou até mesmo energia elétrica? Acredito que seria um dia difícil de viver devido a nossa rotina.

Segundo o trabalho apresentado em 2009 no Instituto de Física da USP pelo pesquisador Hugo Fragnito, da Unicamp, devido a sobrecargas nas fibras ópticas e a crescente demanda mundial por mais velocidade de navegação, muito provavelmente toda a rede entre em colapso até o ano de 2029.

Precisamos repensar nosso estilo de vida e como deixar de ser reféns da internet, dos meios de comunicação, da energia elétrica e dos aparelhos eletrônicos.
 
Autor: Cibernéticos

REFERÊNCIAS


Comentários

  1. De acordo com o grupo Cibernéticos, a Internet das Coisas é uma tecnologia que tende a crescer e trazer evolução para muitas áreas de negócios, como o caso da Agricultura mais eficiente, combate ao câncer de mama e outras doenças, serviço de saúde inteligentes, limpeza do ar e da água e automóveis conectados. Porém não trazem somente benefícios em estarem ligados à internet. Por exemplo, dados e informações pessoais podem ser partilhadas para qualquer pessoa que acessar, ataques cibernético e assim conseguem acessar contas bancárias.

    Segundo o Gartner, em 2020 já serão 25 bilhões de objetos conectados à internet – um crescimento exponencial sobre os 4,8 bilhões de 2015. De acordo com a consultoria, a tendência é que a internet das coisas esteja cada vez mais presente na vida de todos – e, espera-se, com resultados positivos.

    Referência:

    Época Négocios. “Conheça 6 aplicações da internet das coisas que já estão tornando o mundo melhor.” Disponível em: Acesso em: 24 de maio de 2019.

    JE Online. “Internet das Coisas será fundamental na retomada da indústria brasileira” Disponível em: Acesso em:24 de maio de 2019.

    GOGONI, Ronaldo. “O que é Internet das coisas”. Disponível em: . Acesso em: 24 de maio de 2019.

    Grupo: Iolanda, Alice, Natalia, Pollyane e Karine

    ResponderExcluir
  2. Conforme citado pelo grupo Cibernéticos sobre a sobrecargas nas fibras ópticas que pode vim a ter um colapso da rede, uma matéria de 2015 do site New Scientist mostra que: um novo apocalipse pode ser causado porque a rede cresceu demais: as fibras ópticas que formam o backbone físico podem entrar em colapso muito em breve. A reportagem que ouviu cientistas reunidos na Royal Society, em Londres, discutiu sobre as possibilidade de expansão e destruição da rede. O atual problema é que a capacidade informacional das fibras ópticas será superada em breve — em cinco anos atingiremos o tal número, que é o envio de 100 terabits por segundo em dados.

    Anteriormente, o sinal era sempre amplificado aumentando a potência dos feixes de luz transmitidos pela fibra óptica. "Truques" da ciência para manter esse método funcionando também incluíam aumentar a capacidade dos cabos já instalados. Entretanto, os pesquisadores estão ficando sem recursos e o limite possível que pode ser transmitido sem comprometer o equipamento (e o funcionamento da internet em si) está próximo de ser atingido.

    Grupo: Alysson Gabriel – Carolina Andrade – Felipe Christophe – Ludmilla Alvarenga – Lucas Dionísio – Wendel Rafael

    Referência: https://www.tecmundo.com.br/internet/80025-fim-tempos-cabos-internet-nao-suportarao-tantos-dados.htm

    ResponderExcluir

Postar um comentário