CAPITULO VI - Empresas vendem dados pessoais do consumidor na internet

Ao preencher um cadastro em uma empresa, o consumidor confia a ela dados como telefone, endereço, e-mail e algumas vezes até a renda. O que muita gente não sabe é que essas informações estão sendo vendidas sem o seu consentimento. O acesso a esse material é muito fácil, basta entrar em um site de buscas na internet e digitar “mailing + comprar”, que em segundos aparece uma lista de empresas especializadas no negócio.
“Essa prática viola a privacidade do consumidor”, afirma o advogado especializado em defesa do consumidor e consultor do JT, Josué Rios. E foi assim, desrespeitado, que o empresário Roberto Luiz Ravagnani Watanabe, de 44 anos, se sentiu após ter comprado um apartamento na planta da Eztec Empreendimentos. Quando o imóvel estava para ser entregue, várias lojas de móveis planejados contataram Watanabe pelo telefone celular, oferecendo projetos para o apartamento. “Eles sabiam até o número da minha unidade. Quem me garante que os meus dados bancários também não foram passados a essas pessoas”, reclama Watanabe.
O Artigo  da Constituição Federal diz que a intimidade e a vida privada do cidadão são invioláveis, assegurando à vítima o direito à indenização pelo dano material ou moral de sua violação. Mas na prática, a privacidade do cliente é invadida sim.

Grupo: Alysson Gabriel – Carolina Andrade – Felipe Christophe – Ludmilla Alvarenga – Lucas Dionísio – Wendel Rafael


Comentários

  1. De acordo com uma pesquisa encomendada pela CA Technologies, conduzida pela Frost & Sullivan, 43% dos executivos de empresas admitem vender informações pessoalmente identificáveis (PII, na sigla em inglês) de seus clientes. A pesquisa foi feita com 990 consumidores e 324 executivos de empresas de 10 países.
    Tais informações classificadas como PII, podem ser nome, país, endereço, endereço de e-mail, número de cartão de crédito, número de Seguro Social, número de identidade, endereço de IP, entre outras coisas.
    De acordo com Jarad Carleton diretor de Cibersegurança da Frost & Sullivan, “Estamos numa encruzilhada na era da informação, pois mais empresas estão em destaque por não protegerem os dados que armazenam. Com essa pesquisa procuramos entender como os consumidores se sentem com suas informações pessoais nas mãos das organizações e como as organizações veem seu dever de proteger esses dados. O que a pesquisa constatou é que certamente existe um preço a pagar quando se trata de manter a privacidade das pessoas, não importa se você é um consumidor ou gerente de uma empresa que lida com dados de clientes. O respeito pela privacidade do consumidor deve ser um pilar ético para qualquer companhia que coleta dados de usuários. ”

    Autor: Cibernéticos

    Fonte:

    Hardware. Pesquisa revela que 43% das empresas vendem dados de seus consumidores. Disponível em:< https://www.hardware.com.br/noticias/2018-09/pesquisa-revel-que-43-da-empresas-vendem-dados-de-seus-consumidores.html>. Acesso em: 09 de jun. de 2019.

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