O SURGIMENTO DAS REDES




Segundo Canabarro (Diego Rafael and Thiago Borne 2013)  a interconectividade e uma tendência que se vem verificando no mundo moderno desde a década de 70 e vem acelerando nos últimos anos.

No momento em que uma rede conecta computadores e dispositivos periféricos, a interconexões com redes tornam-se úteis. Interconectividade entre redes permiti a transferência de alguns dados, limitando a conexão para trocas que são benéficas. Os usuários de redes podem ter acesso a apenas um número limitado de funções na rede interconectada.

De acordo com Carvalho, 


“Nas redes de computadores baseadas em técnica, a informação é dividida em pequenas partes (pacotes) antes de ser enviada. Cada pacote carrega o endereço de origem e o de destino, sendo que os pacotes viajam pela rede como unidades independentes de informação, podendo tomar rotas diferentes até o computador de destino, onde são reordenados e checados e a informação é então reconstituída. A comutação de pacotes permite que diversos usuários compartilhem um mesmo canal de comunicação. ” (Carvalho, MARCELO, 2006, p. 11)


ADMINISTRAÇÃO MODERNA

Em um contexto, as redes informais determinam como o trabalho deve ser feito em uma empresa. Segundo Garcia (Ignacio 2012), a interconectividade pode haver a facilidade através de múltiplos canais de relacionamento, as organizações engessadas nos seus organogramas formais e míopes das suas redes informais, apresentam cada vez mais dificuldades em inovar, pois a inovação emerge das redes de colaboração, sendo elas fundamentalmente informais.

Porém, entende-se que na pratica à administração moderna continua sendo mal correspondida. Muitos entendem como antiestruturas, desestabilizantes do status quo, mas do que uma face fundamental do pulso organizacional. Na figura abaixo observa-se dois tipos que estabelecem dentro de uma organização empresarial:



Autor: Cibernéticos

REFERÊNCIAS

CARVALHO, Marcelo Sávio Revoredo Menezes, 2006. “A trajetória da internet no Brasil”. Do surgimento das redes de computadores à instituição dos mecanismos de governança. P. 11. Disponível em: <https://www.cos.ufrj.br/uploadfile/1430748034.pdf>, acesso 22 de março de 2019.

Uma visão antropológica das redes sociais. Disponível em: <https://hbrbr.uol.com.br/uma-visao-antropologica-das-redes-sociais/> acesso 27 de março de 2019.

Ciberespaço e internet. Disponível em: <https://www.mundorama.net/?p=11226>, acesso em 29 de março de 2019


Comentários